Alerta de tempestade: Coxim e Sonora enfrentam forte instabilidade com risco de temporais intensos

A instabilidade é reflexo das condições atmosféricas que levaram o Inmet a emitir alertas Laranja e Amarelo para diversas áreas de Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Alerta de tempestade: Coxim e Sonora enfrentam forte instabilidade com risco de temporais intensos da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os municípios de Coxim e Sonora, no Norte de Mato Grosso do Sul, estão sob alerta de tempestade nesta quinta-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica uma jornada de forte instabilidade, com chuva, calor e risco de ventos intensos e queda de granizo em toda a região.

Em Coxim, o dia será marcado pela instabilidade contínua. A previsão aponta chuva já pela manhã, mas as condições se tornam mais favoráveis a temporais intensos no período noturno.

  • Temperatura: A mínima prevista é de 24°C e a máxima pode chegar a 34°C.

  • Precipitação: A estimativa é de 16,9 mm de precipitação, com 77% de probabilidade de chuva.

Sonora deve ter um dia de sol entre muitas nuvens e períodos de céu nublado, mas a instabilidade se concentra no final do dia. A previsão é de chuva principalmente à noite.

  • Temperatura: As temperaturas ficam elevadas, variando entre 23°C e 34°C.

  • Precipitação: A estimativa é de 5,1 mm de chuva, com 78% de probabilidade.

 
Alertas Laranja e Amarelo para o Estado

A instabilidade é reflexo das condições atmosféricas que levaram o Inmet a emitir alertas Laranja e Amarelo para diversas áreas de Mato Grosso do Sul.

  • Alerta Laranja (Risco Maior): Prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h (ou 50 e 100 mm/dia), com ventos entre 60 e 100 km/h e risco de queda de granizo.

  • Alerta Amarelo (Risco Potencial): Indica chuvas entre 20 e 30 mm/h (ou até 50 mm/dia) e ventos de 40 a 60 km/h.

A formação dessas tempestades é favorecida pelo transporte de calor e umidade, somado à atuação de áreas de baixa pressão e à influência de uma frente fria oceânica. A instabilidade deve persistir em toda a região Norte de MS até o próximo sábado (15).


Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler